quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Interações Cênicas - Estabelecendo Conexões

Treinamentos Musicais
O projeto “Interações Cênicas” estabelece conexões cênicas, promovendo a interação artística e o intercâmbio entre duas importantes companhias teatrais da cidade de Goiânia (Cia. Teatral Oops!.. e Grupo Trupicão Cia. de Teatro), que, juntas, estão desenvolvendo novas possibilidades e pesquisas teatrais ligadas a experimentações cênicas e, ainda, uma dramaturgia inédita: “Arruda com Alecrim”.

Todo o projeto está sendo relatado neste Blog, onde são detalhados os registros do processo de interação e residência que a Cia. Teatral Oops!.. tem feito junto ao Grupo Trupicão. Estão sendo postados, aqui, os diários de bordo das vivências teatrais, fotografias e filmagens dos encontros. Assim, público e artistas de outros grupos podem acompanhar todo o processo de conexão entre os dois Grupos, acompanhando o processo de busca de novas linguagens, novos olhares e novas possibilidades. Para acompanhar este processo, basta clicar na aba "Diários" e adentrar ao universo criativo dos artistas envolvidos.

Texto Base para a Dramaturgia
O nosso processo de interação está baseando-se na busca de elementos das raízes da Cultura Goiana, explorando características cruciais de nossa terra e de nossa ancestralidade. Conjuntamente a esta pesquisa teórica, estamos realizando treinamentos e laboratórios, nos quais, em um primeiro momento, cada grupo apresentou seu método ao outro e, em seguida, buscou-se estabelecer intersecções e paralelos nas pesquisas, que possam contribuir para o processo de construção do espetáculo “Arruda com Alecrim”.

Além dessa imersão, há uma pesquisa de musicalidade, na qual os integrantes estão aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais, como a viola caipira, violão, ukulelê, acordeom e instrumentos de percussão. O ponto base é a música caipira, ou “música de raiz”, como, também, é conhecido o gênero que descreve nossas modas de viola. Além disto, está sendo trabalhado o canto e técnicas vocais. Este processo está sendo coordenado pelo músico Lino Calaça.

Os grupos também estão realizando pesquisas de campo, viajando por algumas cidades do interior de Goiás, entrevistando pessoas e assistindo manifestações como as Cavalhadas, Festa do Divino, Folia de Reis e Festa Junina, a fim de trazer elementos da cultura popular goiana e da vida no sertão goiano para a composição do trabalho cênico dos atores, visando a subsidiar a construção da dramaturgia, da música e da direção.

Pesquisa de campo - Cavalhadas em Palmeiras
Vamos explorar as diferentes aptidões de cada artista envolvido, buscando elaborar um espetáculo de acordo com as técnicas desenvolvidas e com o eixo central descoberto no trabalho: a “goianidade”. Assim, estamos explorando o potencial artístico e criativo da Oops!.. e do Trupicão, em suas diferentes áreas de criação (cenário, maquiagem, figurino, etc.), bem como a interação e o fortalecimento profissional de cada Grupo, que está interagindo e transferindo diferentes conhecimentos e métodos, assim como apreendendo diferentes possibilidades de criação.